quarta-feira, 13 de junho de 2007

Divagações Liliquenses sobre LOST

Segunda-feira, vendo o episódio de Lost, sobre a Kate, parei pra pensar por que cargas d’água ela se “embrenhou” sozinha num resgate suicida pra resgatar uma pessoa que ela “supostamente” não ama?

Culpa? Afinal ela se libertou e Jack foi deixado pra trás. Gratidão? Afinal ele ficou lá para que ela pudesse ser libertada. Não sei, mas acho que “desculpas” in denial podem vir em baldes. O que foi mostrado na tela foi algo mais “sentimental” e digamos mais “intencional” do que o tão pregado amor de irmãos entre Kate e Jack.

A Kate do FB indo atrás da mãe por que se importa com ela. A Kate do presente indo atrás do Jack por que também se importa com ele. Mas mais do que esse paralelo entre duas pessoas importantes na vida dela, as expressões de Kate durante a conversa com Juliet entregam a surpresa de Kate ao saber que “quebrou o coração de Jack”. Peraí! Ela era importante pra ele? Sim, Kate não tem consciência disso. Uma pessoa acostumada a ser traída pelas pessoas que ama (mãe), a perder tudo de bom que poderia ter na vida, uma fugitiva acostumada a viver de restos e migalhas, a se contentar com pouco por que acha que só merece o pouco. Imagina se uma pessoa assim poderia despertar a atenção de um homem bem sucedido, bom caráter, o ideal de príncipe encantado? Nunca. 0

Lost é algo que deve ser entendido o que está subentendido. Mostrou-se uma conexão em FB aparentemente sem pé nem cabeça entre a “atual” mulher de Sawyer e a “antiga” mulher de Sawyer. Aparentemente, por que se olharmos para a situação de ambas, de Cassidy no passado e de Kate naquele momento, as duas tem em comum o “abandono” do Bad Boy.

Cassidy foi abandonada por uma mala de dinheiro e Kate foi abandonada pela segurança de uma tenda quentinha. Em ambos os casos, fica evidente o egoísmo de Sawyer que só sabe conjugar os verbos em primeira pessoa. Talvez isso explique o porquê de alguém que ama tão intensamente outro alguém, vê o alvo de seu afeto se arriscar em uma missão perigosa onde não se tem certeza se sairá com vida, se será feita prisioneira ou sabe lá o que de mais terrível pode acontecer, e você simplesmente, dá as costas pra isso e vai para a tranqüilidade do seu “lar” ler umas revistinhas pornôs, tomar um wiskzinho.

Amor assim, é dispensável!

Fico me perguntando se a situação fosse diferente. Se Sawyer tivesse ficado no acampamento e Kate estivesse indo salvá-lo. Qual seria a reação de Jack??

Mas pra que imaginar? Se ele já mostrou qual seria sua reação em diversas outras oportunidades? Obvio que colocaria seu orgulho de macho de lado e iria junto com Kate. Jack nunca deixaria Kate sozinha numa situação de eminente perigo. Mas Jack está há anos luz de distancia de Sawyer. É compreensível.

A cada episodio de Lost nos é mostrado o quanto uma relação Skate é sem futuro. Está lá, basta tirar a venda e enxergar.

Ainda hoje me perguntaram se acredito em um final feliz Jater depois de tudo que foi mostrado na terceira temporada,

Acho que não tem do que se duvidar. Toda história precisa ser contada. Skate está sendo contado e mostrado o quanto é vazio, o quanto seria sem nexo dar prosseguimento a uma relação baseada em egoísmo. Sawyer usa Kate, Kate usa Sawyer. E ai? Esse é seu ideal de amor?

Uma boa pergunta para a semana dos namorados.

6 comentários:

Mestra Veri disse...

Vou eu aqui comentar um episódio que me agradou e muito! Aproveitando este maravilhoso post de Lilica:

Você tem uma clara idéia de como a Kate vê a vida... digo, para ela, homens que maltratam, bandidos, golpeadores, sem-vergonha não prestam e ela quer distância... ou melhor, dá um fim em todos eles! rsss
Enquanto ela não entende porque a mãe não lhe perdoar por ter explodido o padrasto, eis que a mãe diz que mesmo ele sendo ruim... ela o amava... mãe doida, só isso que digo, mas, vai discutir!
Então volto mais uma vez para o meu raciocínio, a Kate "está" com o Sawyer porque acha que não é merecedora de um amor, de uma pessoa como o Jack, assim... só lhe resta o Sawyer que é o único que ela fica e não faz muitas perguntas, que não dá muito trabalho... mesmo sendo uma pessoa que vai contra todos os seus princípios.
Ou seja, ela matou o padrasto, se ofereceu para matar pela Cassidy o homem que havia lhe aplicado um golpe e ainda iria ter uma filha dele, deixa eu ver quem é essa pessoa... sim, o Sawyer!!!!
Entre tantas decepções... com homens que ela amou, homens direitos, digamos... ela tinha que fugir para não machucá-los (mais), porque sempre queria o bem para eles, o melhor... e sendo uma fugitiva, isso nunca daria certo.
Então, ficar com homens imprestáveis, que não se importariam com a vida que ela levava ou em ser abandonado em certo momento, pra ela, isso era o melhor que ela poderia receber, era isso ou nada.
Muito interessante nesse episódio foi ver como uma pessoa não muda sua essência... você é daquele jeito e pronto: o Hurley querendo mudar as atitudes do Sawyer... claro que ele pode melhorar, mas nunca vai mudar quem ele é. Mostrando que ele esse é o homem que a Kate despreza... mas pelas razões já colocadas aqui por mim... ela "está" com ele.
Ela foi atrás do Jack porque se importa aos montes com ele.
E você vê isso, você tem certeza de que ela sente algo a mais, quando a Juju joga todas aquelas coisas na cara dela......
E mais ainda, na última cena em que ela chora soluçando pedindo mil desculpas por tudo que tinha feito... não queria estragar a vida do homem que ela ama, sim ela o ama, para ela, ela fez burrada na vida de mais uma pessoa que ela ama.
Aí vem uma coisa: quando o Sawyer falou para ela que sabia que o Skex 1 foi por pena... Kate apenas disse não estar arrependida (porque não rolou nada demais, não há sentimentos fortes entre eles) e agora com Jack, por ela ter "quebrado seu coração" e impedido que ele voltasse para casa... "I'm sorry... I'm sooooo sorry" e vários motivos explicando e uma dor que é clara.

Jate não tem comparação... desculpa pelo longo comentário, mas a Lilica me inspirou... e eu estava para colocar para fora o que tinha achado desse episódio!!!

Parabéns mais uma vez pelo post Wonder Lilica, arrasou!

ana paula disse...

Parabéns a vocês duas, Lilica e Veri por colocarem em palavras tudo que pensamos de Jate x Skate, de amor verdadeiro x amor step!
Sempre pensei assim e vendo as cenas da terceira temporada entre Kate e Juliet e entre Kate e Jack, tive a comprovação.
Kate e Juliet poderiam conversar sobre tudo, sobre os outros, sobre o que eles fazem na ilha mas não, fica tudo em função do Jack e dos sentimentos dele! E é aí que entra o que sempre digo: Juliet é o personagem mais jate de Lost pq tudo q ela fez foi escancarar os sentimentos da Kate pelo Jack, talvez até p a própria Kate que não tinha coragem de analisar verdadeiramente seus sentimentos por medo de sofrer mais ainda. Mesmo o beijo Jackete foi mais jate do q qquer outra coisa e serviu p inspirar o ILY e fazer a Kate cair em si!
Só resta agora saber o que acontece entre esse final na ilha e o flashforward, para entender o que levou-os até aquela situação no aeroporto.
E sempre que vejo essa cena, qdo acaba, fico imaginando a Kate parando o carro e chorando por "ter" que deixar o amor da vida dela para trás, naquele estado de desespero! Imagino q a vontade dela é de voltar e se atirar nos braços de Jack mas alguma coisa, ou alguém, impede isso. E deve ser alguma coisa mto perigosa e poderosa para mantê-los afastados.
Minha imaginação está a mil e não paro mais de escrever,mas por agora é isso.
Beijos jaters!

Mestra Veri disse...

Ana Paula, sabe que também já pensei em mil coisas que aconteceriam logo após aquela cena do flashforward!!!hahahahahaha

Pensei que de repente, o Jack arrumando as malas para embarcar mais uma vez e a Kate batesse na porta do apê dele e dissesse que nunca o esqueceu... que não é justo eles terem que ficar separados e que ela não poderia perder mais uma chance, que ela iria voltar com ele.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Eu sei... tô doida, a falta de LOST faz isso...

ana paula disse...

Mestra, se vc soubesse o que já passou pela minha cabeça!!!
Ainda mais sobre a última noite na ilha, esperando o resgate. Já imaginaram sem Sawyer ou Juliet, os 2 ali, colocando a conversa em dia e esclarecendo as coisas entre eles, ainda mais depois do ILY!
E depois do aeroporto então! Tb imagino ela indo atrás dele e ambos JUNTOS, como melhor fazem, bolando plano p resgate dos amigos. Mas agora livres p viver seu amor!
Ah, isso tá virando fanfic. Bem q podíamos criar uma sobre o futuro né?! Sobre flashforward!

Maria Stella e Stefano disse...

Lilica, vc está de PARABÉNS pelo seu comentário!!!!! ele é sensato, coerente e muuuuuuito lindo!!! E os comentários da Veri só vieram a contribuir mais ainda!!!
Espero que vcs sempre estejam inspiradas e dispostas a dividir estas idéias e opiniões maravilhosas conosco!!!
Bjinhos

Anônimo disse...

Lilica,

Não esqueça que quando jack estacionou em cima da ponte, ele ligou para alguém, provavelmente esse alguém era a Juliet!?