segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

O que aconteceu com Kate e Jack? - Uma análise do flash-forward

ALERTA! SPOILERS DA QUARTA TEMPORADA!

Entre no clima do post:


É uma pergunta que desde maio atormenta não só Jaters, mas creio que todos os fãs de L O S T. Por quais problemas, dramas e desafios esses dois passaram depois do resgate? O que os levou a ter um encontro secreto no aeroporto (além da morte anunciada no jornal), cheio de insegurança, sentimentos intensos e discordância? Por qual razão eles pareciam distantes, mas ao mesmo tempo suscetíveis à uma reaproximação? Como eles saíram disto...



Para isto?



Será que na quarta temporada veremos uma reaproximação na ilha...



E ao mesmo tempo fora dela?


É fato que a última cena do flash-forward da terceira temporada não é o final de LOST. É óbvio que Jack e Kate não estão juntos naquele momento, seja como amigos ou algo mais. Vejo três possibilidades para isso:

- Vontade própria de uma ou ambas as partes. Jack não consegue conviver com um grande erro. Pode ter deixado pessoas na ilha ou tido que fazer algum sacrifício para ser resgatado. É muita dor e remorso, e Jack parece querer passar por isso sozinho, provavelmente para não causar mais dor em outras pessoas. Incluindo Kate. A distância vence, pelo menos até a cena do aeroporto (hehehe). "Forgive me"


- Motivo de força maior. Oceanic Six. Seja lá quem resgatou os seis sobreviventes do vôo 815, não quer que alarde, ou seja: que o mundo saiba da verdade sobre a ilha. Então é óbvio que todos foram separados e possivelmente proibidos de manter qualquer tipo de contato. Daí tanto cuidado e o encontro secreto no aeroporto. "I'm sick...of lying"

- A soma das duas acima.


"I have to go, he's gonna be wondering why i am..."

Ahhh, tantas teorias sobre "ele"... Ainda bem que a mais infame já foi derrubada por terra: respirem aliviados(as), Kate não está casada com Sawyer e vivendo feliz e serelepe com um bebê sardento. Mesmo estando linda e bem-vestida, Kate não parecia uma pessoa muito feliz e satisfeita, então acho que as Skaters deveriam agradecer por essa. Além do mais, LOST definitivamente não é Desperate Housewives; cada série com o seu estilo.
Voltemos ao assunto "HE": estaria Kate vivendo em uma espécie de liberdade privada? Lembram dos spoilers sobre o julgamento da Kate? A multidão gritando "assassina!" e a imprensa em cima dela. Para quem foi julgada por assasinato, ela está muito bem no FF. Muito bonita, saudável e dirigindo um carrão. Ora, ela definitivamente não está numa prisão convencional. Deve viver constantemente vigiada pelas pessoas que a resgataram, ou as mesmas conseguiram um acordo com a justiça para abafar o caso. Mas o meu palpite é este:

Independentemente de quem livrou a Kate da cadeia de verdade, Kevin Callis, o rei da Taco Night e vítima do "boa noite Cinderello", pode ser o "ele". Contratado ou por vingança? Não deve tratar a Kate bem, ao meu ver. E outra: o ator Nathan Fillion está em Desperate Housewives, série que também é da ABC, então não seria muito difícil colocá-lo em uma participação especial em LOST (vide Alan Dale). E se não for Callis, também não acho que seria uma criança. Por razões claras, né? Não vou abordar o assunto da possível gravidez da Kate, mas acredito que ela não teve um filho (o que não exclui a possibilidade de uma gravidez).


"Why would i go to the funeral?"

Já foi dito que a pessoa que está no caixão visitado por Jack é um personagem que já vimos. Locke? Não! Seria um fim muito medíocre para um grande personagem, e John não é um dos Oceanic Six. Tenho quase certeza e espero que o morto seja Michael. Justificaria a repulsa que Kate demonstrou, afinal o cara matou Ana Lucia e Libby friamente. Sim, ele queria salvar o filho, mas aquela não era a única maneira. Quem não odeia o insuportável e egoísta (assista o mobisódio 4) Michael? Que ele alcançe a sua redenção, pelo menos.

J: "We made a mistake... we were not supposed to leave" K: "Yes, we were. Goodbye Jack" J: "We have to go back Kate..."

Que erro Jack e Kate cometeram? Tiveram que deixar amigos pra trás pra salvar a própria pele? Creio que é mais ou menos o que aconteceu. Ou então, Kate acha que o que aconteceu tinha de acontecer mesmo e não é culpa deles. Mas por qual razão Kate não quer voltar? Bem, se o Sawyer ficou por lá, é certo que ela não quer voltar por ele. Já que o triângulo continua, acho que ele seria o único motivo para querer voltar, só que ela não quer... estranho, não? Algo muito ruim pode ter acontecido entre os dois. Kate pensa que Sawyer está morto? Please, LOST não é Pícara Sonhadora!


Sobre o casal Jack & Kate, vamos tentar interpretar os momentos mais importantes da cena do FF, através dos screencaps:


Vergonha? Frieza? Ahhh acho que é só um pouquinho de vergonha, mas só de olhar pra eles dizendo "Hey" (marca registrada de Jate :P) dá pra enxergar que tem saudade no meio também. Dois sorrisos tímidos, mas que demonstram a grande cumplicidade e confiança que os dois sempre dividiram. Se não fossem tantos problemas, claro que iria rolar um abraço, um "Jhug"!


"This is not gonna change"

Uma lágrima cai dos olhos de Kate. Mesmo tão convicta de que não quer voltar, Kate parece sentir muita dor, e sente por Jack também. Olha a expressão dela depois dele contar que fica embarcando em aviões na esperança de cair na ilha novamente. Heartbreaking =(



Kate tenta ir embora, mas Jack numa última tentativa, pega a Kate pelos braços, encosta bem o rosto no dela e eles ficam cara a cara (quem se lembrou da cena do episódio The Man From Tallahassee levanta a mão! Momento intenso mais uma vez). Kate parece estar pensando "Tenho que resistir, tenho que resistir", mas deixa Jack segurá-la e eles quase se beijam. Como os dois parecem tão distantes, o beijo não ocorre. Na minha opinião, essa é a melhor parte da cena, pois eles tentam esconder os sentimentos o tempo todo. Nesse único instante eles se entregam (indício de que eles chegaram a ter um relacionamento oficial?). É claro que existe muito mais entre os dois que amizade e romance. Kate vai embora.

Update! Linda a análise que a nossa leitora e amiga Ana Paula faz desta parte da cena (obrigado e parabéns, Ana!) : O que prova que eles tiveram um relacionamento bem mais profundo e que ela ainda ama o Jack, é que no momento em que ele segura ela pelos braços, Kate fecha os olhos! Isso é sinal de vulnerabilidade, porque os olhos são "o espelho da alma", eles mostram tudo que sentimos, mesmo tentando esconder. O ato dela fechá-los, indica que NÃO QUERIA que Jack visse o que ela estava sentindo porque aí ele perceberia que era o oposto do que a Kate estava dizendo.



Mas todos nós sabemos que não é o fim. Kate vai voltar a se encontrar com Jack, e de alguma maneira vai mudar e querer voltar para a ilha. Não é emocionante só de pensar como eles vão se reaproximar, a localização da ilha, como eles irão chegar até lá? A história do casal que vai fazer de tudo para voltar não é bem mais interessante? Não é mais central e pertinente à história e mitologia da série? Já sei a respota =]!

A cena do aeroporto, na minha opinião, é uma das cenas mais intensas que LOST já exibiu. Também a cena mais "What the fuck?" pra quem não leu spoilers sobre o FF, e uma das cenas Jate mais bonitas. Quer ver de novo? O YouTube te ajuda:






WE CAN'T WAIT!

7 comentários:

Fabi disse...

Por muito tempo eu tive ódio do FF, mas hoje consigo analisar com outros olhos. Eles dão sinais sutis de uma intimidade que antes não existia entre eles.
Em qualquer história clássica, existem dois pontos de viradas antes do grande final e esse definitivamente é o 2º (sendo o 1º a ligação de Jack em busca do resgate). Jack procurar uma Kate que não queria (ou não podia ter) contato, provocará uma grande reviravolta na história. Bem como você disse, este FF é sim de suma importância para a história. I believe!
Ótimo post, Muso! Parabéns! ;-)

ana paula disse...

Muso voltando com toda força! Parabéns pelo post! Sensível e objetivo!

Eu tb fiquei insegura qdo vi o FF, achava que a Kate estava estranha, arisca. Mas, analisando bem, o que prova que eles tiveram um relacionamento bem mais profundo e que ela ainda ama o Jack é que, no momento em que ele segura ela pelos braços, Kate fecha os olhos! Isso é sinal de vulnerabilidade, pq os olhos são "o espelho da alma", eles mostram tudo que sentimos, mesmo tentando esconder. O ato dela fechá-los, indica que NÃO QUERIA que Jack visse o que ela estava sentindo pq aí ele perceberia que era o oposto do q ela estava dizendo.
Mesmo assim, ela não aguenta e chora! Já o Jack demonstra todo sofrimento que está passando. Para ele, agora é tudo ou nada, têm que voltar p a ilha.

ana paula disse...

Tem quem diga que ela ficou daquele jeito pq ele estava cheirando à bebida e com aquela barba, Kate ficou com nojo!
Convenhamos, se ela tivesse nojo teria ficado mto mais longe e se debatido p se soltar. Não fechar os olhos e ficar quietinha, ouvindo.
Além do mais, quer mais nojo do que qdo estavam presos na jaula, sem banho, sujos, suados, sem escovar os dentes? Quer mais nojo que isso???
Dois pesos, duas medidas? É assim? Com o Sawyer nas jaulas tinha "perfume de rosas" (me digam onde vendem esse perfume p eu passar bem longe da loja) e com o Jack, no aeroporto foi cheiro de bebida e nojo?! Ah, o que uma inveja não faz!!!!!!

ana paula disse...

Meu 3º post hehehe
Tenho uma dúvida: Muso Flávio, essa música que vc postou "Win One For The Reaper" linda! é a mesma q o Jack toca no piano e que é o tema dele? Como disse no 7º DVD?
Claro que na cena, tem só o som do piano tocado pelo doc e aqui está mto mais completo.
Eu não sei se é a mesma mas se não for, são mto parecidas.

Aliás, é só o Jack que tem um tema musical em Lost? Não sei se os outros tb têm, nunca vi nada sobre isso.

Flávio M#1! disse...

Fabi: Obrigado pelo elogio ^_^! E eu concordo com você, não existem elogios suficientes pra classicar essa cena. Tanta sensibilidade, intensidade, dúvida, e até ternura. Fora a interpretação dos dois que foi excepcional! Eles se tornaram o coração do futuro de LOST naquele momento, quero ver logo a season 4!!!!! =]

Ana: Que lindo comentário! Vou incluir no post a sua análise sobre o fechar de olhos da Kate, LINDO raciocínio e a pura verdade! Em nenhum momento eu achei que aquilo seria o fim de Jate, mas sim um recomeço. E um recomeço pra história de LOST também, acho que quando a gente retomar o momento logo depois da Kate ir embora, é a guinada para a parte final da série! E agora tirando a sua dúvida: a música "Win One For The Reaper" é a que o Jack toca no paino sim, é o tema instrumental dele! Só percebi que era a mesma do piano no dvd de extras da 3ª temporada também hahaha! Acho que é só o Jack que tem tema também. Mas desconfio que Shannon e Boone tiveram. Vou tentar fazer o upload dos cds da 1ª e 2ª temporada pra vocês!

ana paula disse...

Ai, que orgulho Muso, olha que vou cobrar meus honorários heim! hehehehehe

Fico feliz em ajudar pq estou sempre pensando em jate, no que está acontecendo com eles, no que já aconteceu e no que pode ainda acontecer. É o que eu adoro fazer, acho q faz parte da minha profissão, analisar as coisas e as pessoas (ou personagens, que não deixam de ser inspirados em pessoas normais).

Estamos aguardando a continuação dos posts dos cafeseiros. A Mestra deve estar preparando essa última parte muito bem! Hehe, mal posso esperar p ler.

Um FELIZ NATAL E ÓTIMO ANO NOVO P TODOS!

Carlinha disse...

Nossa, Muso! Tô BO-BA!
Adorei seu post! Amei mesmo! Deu uma sensação de cuteness incrível! De fato, JATE é muito mais coerente com o desenvolvimento da história dos sobreviventes e ao mesmo tempo, com a mitologia da série. E o primeiro FF de LOST é verdadeiramente tocante. Ela é cheia de significados e diz muitas coisas sobre o futuro dos Losties, mas, principalmente, ela revela os sentimentos mais genuínos de Jack e Kate, o que sentem um pelo outro.

Kisses, MUSO!