sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Cada Arrogante com sua Soberba!


E cada um com seu direito de se expressar como lhe aprouver!

Arrogância, de acordo com o Wikipédia é o sentimento que caracteriza a falta de humildade. É comum conotar a pessoa que apresenta este sentimento como alguém que não deseja ouvir os outros, aprender algo de que não saiba ou sentir-se ao mesmo nível do seu próximo. São sinônimos, o orgulho excessivo, a soberba, a altivez, o excesso de vaidade pelo próprio saber ou o sucesso.

Soberba segundo definição do dicionário Aurélio: Altura de algo que é superior a outro; elevação; estado sobranceiro; sentido de ativar sobranceira; orgulho; complexo excessivo de orgulhoso; altivez; insolência; presunção; tirania. O inverso de humildade; submissão. Sinônimo de austeridade.

Na definição popular é o sujeito metido à besta.

Por que falar disso?

O que me motivou foi um acontecimento recente numa comunidade sobre Lost, onde num bendito tópico, onde todos os membros shippers e não-shippers discutiam sobre a teoria de Acordo de gravidez de Kate.

Não é a primeira vez que participo dessa discussão nesse tópico. Quando ele foi criado por um rapaz não-shipper, eu fiz minhas observações e na época aconteceu basicamente o mesmo que aconteceu agora, mas eu não dei muita atenção ao fato. Como sou figurinha Jater conhecida do mundo on line, fui acusada de ter aquela opinião por ter essa opção de shipper, como se isso me tirasse o direito de opinar sobre qualquer outro assunto. Cabecinha pequena é fogo!

Com a falta de notícias sobre Lost, todos os fóruns e comunidades estão basicamente ressuscitando antigas discussões e teorias e um dia me deparei com esse tópico. Obviamente que fui ler e gostando das argumentações, quis interagir com os demais.

Dei minha opinião, que transcrevo a seguir:

“Na verdade eu não acredito que ela esteja grávida. E acho que o acordo que ela fez com o Ben pode não ter nada a ver com gravidez.

Acho que a lógica tem que ser levada em conta. A segunda temporada terminou e Kate estava mais inclinada pela balança a ficar com Jack (sei que há controversas, talvez a percepção da atriz ajude, a Evie disse que quando leu o script de que Kate transaria com Sawyer, disse: “Como? Eu achei que ela ia ficar com um e agora fica com outro?”). Entre a segunda temporada e a terceira, não se passou muito tempo para que se justifique essa mudança de "sentimentos".

Acho que o acordo entre Kate e Ben foi única e exclusivamente para desestabilizar o Jack. Se houvesse uma intenção do Ben em uma gravidez da Kate, acredito que ela não deva ter tomado parte. Ou ainda, ela pode ter a certeza de que não engravidaria. Ou algum medicamento do Ben ou a certeza de ser estéril.

Por que como as meninas mesmo ai em cima disseram, a Kate não seria burra de fazer um acordo em que ficaria grávida, sabendo que as grávidas morrem.

Por outro lado ela só descobriu isso nos últimos episódios. Se não me engano, depois de todas as vezes que transou com Sawyer. Então o medo de morrer por causa da gravidez não pesou na balança. Então ela pode sim ter feito um acordo com o Ben para ficar grávida, assim como pode não ter feito, e o acordo, como eu acredito, tenha sido só para manter seus amigos (Jack e Sawyer) vivos.
Eu não acredito e nem desacredito nessa teoria, só acho que é uma possibilidade, assim como é uma possibilidade ela ter transado com o Sawyer única e exclusivamente porque gosta dele.

O que ela ganharia? Liberdade como já ficou evidente, não foi. Mas acho que se esse acordo existiu, a moeda de barganha seria a vida dos amigos (Jack e Sawyer). Acho que isso não a tornaria baixa.”


Como dá pra notar, não defendi Jate em nenhum momento, só argumentei baseada no que foi passado na tela e também nas declarações da atriz, e deixei claro que não acreditava e nem desacreditava na dita teoria, só achava que era uma possibilidade. Não levantei nenhuma bandeira. Aliás tenho como princípio não defender idéias shipper em fóruns não-shipper por que sei que isso sempre acaba em confusão.

Mas como já disse, sou figurinha jater conhecida e algumas pessoas se sentiram incomodadas com minhas colocações, mesmo eu dizendo que tudo podia ser verdade, tanto a teoria do rapaz, quanto Kate simplesmente ter transado com Sawyer por que o ama.

Mas o que me chamou a atenção mesmo foi que na ânsia de me atingir, essas pessoas se colocaram num patamar de inteligência mais elevado do que as pessoas presentes na comunidade. Se auto-intitulando como minoria e focada na sua arrogância, não percebeu que as informações passadas para os fãs é basicamente as mesmas que elas estavam proclamando. Apenas, interpretadas de maneira diferente da delas. O que não quer dizer que estejam erradas.

Uma coisa é você acreditar em uma coisa, outra coisa é especular sobre essa coisa. Ninguém ali no fórum estava errado, por que tudo se baseava em especulações. Não foi passado na tela que Kate fez um acordo, assim como não foi passado que não fez. Então tudo pode ser. Lost pode não ser Além da Imaginação, mas coisas inacreditáveis acontecem, se muitas vezes os fãs do seriado insistem em teorias mirabolantes é por que o próprio seriado dá margem para isso. Querer impor sua especulação como uma verdade é passar atestado de arrogante e de intolerante. São pessoas que não sabem enxergar a multi-pluralidade do ser humano, tornam-se secas e intratáveis ao convívio humano.

Acho que as pessoas em questão podem até estar certa em suas conclusões. Quem sou eu para dizer que o pensamento delas não é correto. Não sou íntima de quem faz a série para ter acesso ao que vai acontecer. Assim como qualquer fã, apenas discuto o que foi apresentado na tela. Só acho que jater, assim como qualquer shipper e não-shipper, têm o direito de participar de fóruns e discussões, sem que sejam chamados de doidos e tenham sua inteligência subestimada por quem sabe tanto quanto eles.

Uma coisa é você pensar diferente. Outra coisa é você impor o que você pensa como o certo. É arrogância demais, é se dar muita importância. Ninguém é melhor que ninguém quando a discussão é sobre as teorias de Lost.

Beijinhos e bom fim de semana!

10 comentários:

Ju! disse...

Algumas pessoas são realmente muito arrogantes, é impressionante! Então só porque alguém é shipper não pode ter opinião? E mesmo que a opinião seja influenciada pelo ship, e daí? Especulação por especulação a verdade é que todo mundo baseia suas teorias em parte no que gostariamos de ver acontecer. E isso não acontece apenas em relação a ships.

Unknown disse...

Apoiadissima Lilica...
Sabe q essa coisa de foruns de Lost já me irritou tanto q sempre procuro nao ler...
Tem pessoas q se acham as donas da verdade e nao suporto isso...
Ridicularizam outras pessoas como se a humilhaçao fosse o mais belo trofeu a ser erguido...
E odeio os puxa sacos q vao no embalo só pra tentar fazer parte da turminha...
Sim, eu sou shipper e pq isso diminuiria a minha inteligencia ou a minha visao sobre os acontecimentos gerais de Lost???
Afinal... nao assisto a serio só por causa de Jate, longe disso... o enredo de Lost me prende e tenho sim as minhas teorias q podem ou nao ser absurdas, mas sao minhas...
Como vc disse... todo mundo sabe a mesma coisa, ou seja, se tratando de Lost, nao sabe de nada... entao eu penso q cada um com seu cada um...
Se vc nao concorda com alguma colocaçao, pronto, finja q nao leu, mas se fazer de the best e querer passar por cima dos outros só pra nao perder o posto de bambambam é demais...
Isso me irrita...

ABAIXO A DITADURA E VIVA A DEMOCRACIA AFINAL!!!

Parabens Lilica... mas uma vez vc foi perfeita na colocaçao de suas ideias...

Mestra Veri disse...

ESSAS PESSOAS OBCECADAS ACHAM-SE AS DONAS DA VERDADE, ACHAM Q SÓ ELAS TEM O DIREITO DE DIZER O Q QUEREM E DEPOIS CRITICAREM O Q AS OUTRAS PESSOAS ESCREVERAM COMO SE FIZESSEM PARTE DA EQUIPE DA SÉRIE!

ISSO PQ SÃO ESSAS MESMAS PESSOAS Q USAM O ARGUMENTO: É APENAS UM SERIADO! ENTÃO, VAMOS NOS DIVERTIR, TROCAR IDÉIAS... AFINAL, NINGUÉM É MELHOR DO Q NINGUÉM.

Q SE POSSA CRIAR TEORIAS E POR MAIS ABSURDAS Q ELA VENHAM A SER... QUEM GARANTE Q NÃO IRÃO SE TORNAR REALIDADE??????????? ESSAS PESSOAS TB SABEM LER O FUTURO, POR ACASO???

PARABÉNS LILICA, VC RULAAAAAAAAAAAA!!!!! \o/

Juliana disse...

apoiada Lilica
Tem hora que torra a paciência este povo não shiper, pra mim são piores que skaters

ana paula disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ana paula disse...

Isso me lembra aquela história: faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço!

Estamos cheios de exemplos disso nos blogs de Lost. E pior, essas pessoas se escondem por trás do ANONIMATO pq são covardes ao ponto de não assinar o que escrevem. Talvez pq como vcs disseram, vão de acordo com o barco e se a maré virar, não estarão com o nome marcado e podem "mudar de opinião", sem sofrer represálias.

O maior exemplo de democracia que trago é do próprio Jack: vivendo todos juntos p se proteger do que vier, se ajudando, somando e não subtraindo.

Mas isso não entra na cabeça de alguns, infelizmente. Temos a prova aqui mesmo, neste blog, com pessoas intolerantes e mal educadas. É permitido quando eles fazem, mas não é quando respondem na mesma moeda.

Parabéns Lilica, você sempre escreve fazendo justiça. Isso que precisamos. Tomara que algumas pessoas percebam a verdade por traz das tuas palavras e que vc não esteja pregando no deserto mas, eu sou pessimista nesse aspecto.Infelizmente conheço as pessoas e as atitudes que certas pessoas têm, e são tão desagradáveis. Morrem mas não reconhecem seus erros.

Mas a esperança é a última que morre, não é assim?

Fabi Lameirinha disse...

Lilica, perfeito! Desmascarar as pessoas que se fazem de vitimas do mundo é sua especialidade.

Sinceramente, acho que convivemos com roteiristas de Lost sem saber disso! Porque a certeza de certas afirmações beira as raias do absurdo e arrepiaria os cabelos dos mais sábios pensadores do mundo.

Pra terminar, só digo uma coisa: Lost é imprevisivel!! huahuahuahuahauhauahuahuahauhauahuahauahu7ahauahaua

Bjs miga!!!!!!!!

Carlinha disse...

Só digo uma coisa: Lost é imprevisivel!! [2]

Mais certo que isso, só a morte.

Anônimo disse...

Lilica , apoiadissima!

Nada como a melhor regra do jornalismo q se aplica a qq escritor: "VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSAO"

Infelizmente a arrogancia e a imposicao fazem parte de pessoas que sao incapazes de manter uma discussao saudavel sem ofender ou impor seus pensamentos...

paciencia...bjs

Fabi disse...

Sabe como é, né? Tem gente que só consegue elevar seu shipper rebaixando o dos outros. Nem argumentos próprios tem. Coitados, tem q ter pena dessa gente... ;-)