segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Emmy Awards 2007: Terry O'Quinn.

O Emmy Awards 2007 premiou os melhores da TV estadunidense na noite de ontem. Com a apresentação de Ryan Seacrest (American Idol), saíram vitoriosos Katherine Heigl (Grey's Anatomy), o seriado The Sopranos, da HBO e 30 Rock, da NBC, entre tantos outros.


LOST esteve muito bem representado por Michael Emerson e Terry O'Quinn, além do direitor/produtor Jack Bender (que eu vi ao fundo, atrás do Ryan Seacrest em um certo momento). Michael e Terry foram ambos indicados ao prêmio de melhor ator coadjuvante em série dramática e....... TERRY GANHOU!!!

No seu belíssimo discurso de agradecimento, ele contou que muitas vezes, enquanto grava na mata, sujo de lama e barro, ele se pega pensando como seria ótimo trabalhar em um seriado como Desperate Housewives. Mas, aí, ele lembra dos seus colegas de trabalho e se dá conta de que é por isso que ele tem o melhor emprego do mundo.
* * *

O personagem John Locke tinha muita coisa pra dar errado. Estagnado, enfadonho, teimoso, birrento e imaturo em certos momentos, o personagem poderia muito bem ser a "mala" de LOST. Mas, não é. E isso se deve 99% ao grande trabalho que Terry O'Quinn faz ao compor seu personagem, ao dar vida à John Locke. Claro que o roteiro escrito por Team Darlton engrandece ainda mais o personagem e o ator, aumentando a magia em volta de Locke, porém são os olhos claros e sinceros de Terry que fazem de Locke o personagem humano que ele é.


Terry sempre consegue comover, seja mostrando um Locke traído, um Locke confuso, um Locke arrependido ou um Locke obstinado. O que tira o personagem da "chatice" - que ele poderia facilmente ser - é o fato de sentirmos junto com ele todas as alegrias e infelicidades deste cara. Talvez Locke seja o personagem mais "real" de toda série e ainda assim, um dos mais carismáticos, devido à identificação que as pessoas conseguem ter com ele. Locke é um grande personagem, sem dúvida, e nas mãos de um excelente ator, se tornou mais do que grande, Locke tornou-se memorável.

Por mais irritante que seja todas as bobagens que ele comete, quem garante que você não faria o mesmo naquela situação? Guiado por um instinto bastante particular e um raciocínio por vezes ilógico, Terry O'Quinn nos emociona ao demonstrar com apenas um olhar ou dois que toda explicação para as atitudes de Locke está na sua fé, está em acreditar fielmente que ele consegue chegar aos seus objetivos. E engana-se quem pensa que Locke fica sentado à beira do mar, esperando o resgate chegar. Enquanto todos esperam o que fazer, ele está na mata, caçando, ocupando seu tempo, sua mente, explorando e se fazendo útil, em busca de algo que nem ele sabe exatamente o que é. Para ele, essa jornada é muito mais íntima e construtiva - não se trata apenas de "arranjar um jeito de voltar pra casa".

Por inúmeras vezes, Locke fez as escolhas erradas, seguiu caminhos incertos na tentativa de lançar luz sobre questões latentes da Ilha. E ele pagou preços altos por essas imprudências. Porém, Locke não desanima, não se abate. Ele se levanta, ele se ergue novamente e recomeça sua caçada, sua busca, porque suas incansáveis aventuras na mata são apenas uma metáfora para uma busca muito maior à qual ele se impôs: o sentido de viver.

3 comentários:

Mestra Veri disse...

Este blog não poderia deixar de parabenizar nosso querido Terry O’Quin pelo seu Emmy de “Melhor Ator Coadjuvante Série Drama” de ontem à noite... se foi bem merecido, bem, isso fica a critério de cada um (pra mim, demorou a chegar esse momento), mas que entre os concorrentes ele e Michael Emerson eram os possíveis e únicos ganhadores, disso não se tem nenhuma dúvida, melhor, só se os dois pudessem dividir o prêmio... porque convenhamos, Michael Emerson arrasa também no papel do Ben – o mau mais malvado que existe na T.V. atualmente!!rsss
Emotivante o discurso dele, um dos melhores da noite... só perde para o último discurso da noite feito pelo criador de The Sopranos - único! Realmente, Terry, você tem o melhor trabalho do mundo e achei muito bonito da parte dele lembrar dos colegas que não estavam ali presentes (além dos citados pela Carlinha), mas Lost caminhará para uma temporada que a meu ver, tem tudo para ser novamente bem vista aos olhos de muita gente por aí... ficamos no aguardo pelas novas peripécias de Sr. Locke, e esperamos que ano que vêm o Emmy seja abrilhantado pelo elenco inteiro. xD

Parabéns pelo post VMLDUI, muito bem escrito!

Anônimo disse...

Loke para mim é o tipo de personagem que AMO e Odeio

Claudia Maria

Lilica disse...

Parabens Carlinha! O texto ficou ótimo!

Eu sou da turma que acha o Locke uma "mala sem alça de papelão na chuva" mas tenho que reconhecer que o merito por eu detestar o personagem é do ator que consegue passar o quanto o Locke é "mala". Premio merecido, com certeza.