quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Recap 2ª temporada: The Other 48 days

Flashback: Tailies

Chegou a hora de descobrir o que aconteceu com os 23 sobreviventes da cauda do avião depois da queda (álias, que bela abertura a deste episódio, a praia paradisíaca e de repente uma cadeira de avião voa na sua direção!!).

A primeira das tailies a aparecer é Ana Lucia, que como a maioria dos passageiros, está na água. Ela começa a tirar pessoas do mar, Mr. Eko também, e ela ajuda a salvar Emma, que estava, junto com o irmão, indo encontrar a mãe em Los Angeles. Libby também está ajudando com os feridos. Goodwin chega correndo da floresta e avisa que há um homem preso numa árvore: é Bernard.

Nesta primeira noite, eles são atacados, e pessoas são levadas. O terror e a desconfiança se instalam, em meio a luta pela sobrevivência, e Ana Lucia toma a frente do grupo. Durante m novo ataque, Mr. Eko mata dois dos Outros, e para de falar. Ana Lucia começa a desconfiar de Nathan, e se dedica a cavar um buraco, onde joga Nathan para tentar obrigá-lo a falar onde estão as crianças e os outros sobreviventes sequestrados. Mas o verdadeiro espião, Goodwin, mata Nathan e esconde o corpo, para incriminar ainda mais o rapaz. Eles decidem se mudar da praia e acabam achando a estação Flecha. Um olho de vidro, uma Bíblia e um rádio estão entre as coisas encontradas na Flecha (todas têm ligação com eventos futuros). Outro objeto curioso é a faca do exército que Ana Lucia acha com um dos Outros, e que só agora, na 5ª temporada, descobrimos o que fazia na ilha: o exército já esteve no local!

Tentando se comunicar usando o rádio, Ana Lucia chama Goodwin para ir com ela até um ponto mais alto, e joga na cara dele que sabia desde o começo que ele era um espião, e ela acaba por matá-lo (e na 4ª temporada vamos descobrir quem o mandou, porque o mandou e com quem ele estava envolvido quando morreu). Bernard, usando o rádio, faz contato com Boone (que está no avião dos traficantes, cai e acaba morrendo), mas não adianta de nada para os 5 remanescentes, que continuam isolados e com medo.

A esta altura já se passaram mais de 40 dias da queda e Mr. Eko volta a falar, quando Ana Lucia desabafa com ele sobre a promessa de levar as crianças de volta e chora. De certa forma, não chorar e não falar foi como uma prova, um teste que eles se impuseram, além dos desafios que a própria ilha impôs. Neste ponto, Jin aparece na praia e o caminho de tailies e losties se cruza. O próximo ponto de contato é o tiro que Ana Lucia dá em Shannon.

É interessante notar as diferenças entre os grupos nestes 48 dias: como o avião caiu no mar, os tailies aproveitaram pouco coisa, ao contrário dos losties, que construiram cabanas, reservatórios de água, e até uma enfermaria. Sem armas para se defender, improvisaram com pedaços de pau e restos da fuselagem. Não há tempo para passear, tomar banho de cachoeira, conversar, lavar roupas(eles nem tem roupas para trocar!): todo o tempo é usado para vigiar, a tensão é palpável, todos desconfiam de todos. O menor número de pessoas, o sucesso da introdução de Goodwin e a presença das crianças os fez ser atacados primeiros, enfraquecendo ainda mais o grupo. E o mérito do roteiro se faz notar na forma como contaram 48 dias em 42 minutos! Para mim, um dos mais interessante episódios desta temporada.

Nenhum comentário: