sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Recap 2ª temporada - Man of science, man of faith

Flashback: Jack

Todo mundo acha, e eu achava também, que o nome deste episódio referia-se a Jack (homem da ciência) e Locke (homem da fé). Na verdade, estes dois “homens” são um só: Jack. Durante o episódio, vamos descobrir o porque desse titulo.

Um homem acorda, digita num computador, põe uma musica viciante (Make Your Kind Of Music), e desenrola sua rotina matinal tranqüilamente, até que um tremor o coloca em ação. E lá no fim de um túnel escuro, estão Jack e Locke olhando para o local que acabaram de explodir, exatamente onde estavam no fim da primeira temporada. Jack diz que não conseguir colocar todos lá dentro, ridiculariza Locke, sua fé no destino e carrega todos de volta para as cavernas, não sem antes Kate dar o arrepiante noticia que a porta que eles explodiram tinha a palavra “quarentena” gravada no lado interno (e nós vamos ver essa porta outras vezes!).

O tempo urge e Jack é obrigado a explicar aos losties que o plano de se esconderem no escotilha falhou. É a hora de dizer que tudo vai ficar bem, do jeito que o pai o ensinou. Locke, no entanto, não desistiu, pega os cabos e se manda para a escotilha. E usando uma frase de Jack, “viver juntos, morrer sozinhos”, Kate avisa que também está indo. Como não se arrepiar quando Kate some pelo buraco, a luz se acende e ela dá um grito? Então é hora de Jack se aventurar, entrar na escotilha e ser surpreendido por Locke na mira de uma arma e uma pessoa de seu passado, Desmond, o corredor boa pinta que Jack conheceu no estádio, quando tratava de Sarah? E quem imaginaria que aquele personagem seria de vital importância para a série? E não vamos esquecer da arrepiante aparição de Waaaaalt para Shannon, todo molhado e falando ao contrário no meio da floresta, fato que até hoje não foi explicado.

No flashback de Jack, ele começa como um homem cético, tanto que é repreendido pelo pai quando diz a Sarah que ela não vai mais andar. Christian diz que ele deve dar esperança aos pacientes, mesmo que ela seja falsa. Mais um ponto de colisão no relacionamento entre pai e filho. Mas, ele faz uma promessa a Sarah, que ele sabe que não vai cumprir, que é consertá-la, e depois do encontro com Desmond, mesmo sem se dar conta, ele traz a tona o homem de fé que há nele (e que eu acho que há em todos nós), e Sarah, milagrosamente, se recupera! Como não casar com o homem que te deu uma nova chance? É o começo de uma relação que vai acabar de formas danosas para ambos. E uma das conexões de Lost se apresenta, é o pai de Shannon que morre ao lado de Sarah. Se Jack tivesse salvo o sr. Rutherford, Shannon e Boone acabariam no vôo 815? O paralelo desta situação de fé que se apresenta no flashback com a ilha é o salto de fé que Jack vai ter que dar quando Desmond largar a escotilha e tudo que há nela para trás, nas mãos dos losties, numa jornada que para Jack se concretizou na quinta temporada, e que vai repercutir na sexta temporada.

Nenhum comentário: