terça-feira, 11 de agosto de 2009

Comentários 1x01 - Parte 01 - Pilot


Hoje começo a rever todas as temporadas de Lost e vou deixar aqui meus comentários e impressões. Acho que será uma experiência interessante rever o começo tendo as informações que temos até agora.

Jack abre os olhos e se depara com um mundo estranho a sua volta. Logo ele vê um cachorro (Vincent - que continua sendo um mistério a parte na série), se levanta com dificuldades, pois está ferido, mexe nos bolsos e encontra uma garrafinha de vodka (seria um indício de que se estivesse fora da ilha ele teria se entregado ao vício como fez na quarta temporada?) e sai correndo desesperado entre a floresta.

Um detalhe que passou desapercebido quando vi o episódio pela primeira vez foi o tênis branco dependurado na árvore. Tênis esse, que calçava o pai de Jack e na quinta temporada descobrimos que ele seria enterrado com ele, por que Jack não achava que o pai valesse o trabalho de procurar um par de sapatos decente.

Jack continua correndo e se depara com uma praia idílica. Mas logo esse cenário muda para o caos total. Uma Shannon histérica grita sem parar, vemos Charlie andando perigosamente perto da turbina, Jin grita em coreano por sua mulher Sun, Michael grita seu famigerado "Walllllt". Em meio a gritos e pedidos de ajuda, Jack sai do ostracismo e resolve agir, ser útil (essa atitude lembra muito a cena em que ele tenta se matar no final da terceira temporada, quando salva a mulher no acidente de carro, Jack tem a necessidade de ser útil, de salvar, de consertar e em seu primeiro momento na série, já temos mostra disso).

Jack chama Locke para ajudá-lo e é o primeiro momento dos dois na série. Eles que vão duelar, se ajudar, se odiar e ter tantos sentimentos conflitantes durante muito tempo.

Locke, nesse primeiro momento, parece uma pessoa normal, ninguém podia supor que ao levantar para ajudar Jack ele estava se levantando pela primeira vez em muito tempo. Dá para ver que ele hesita e depois entenderemos por que. Era só susto por poder se movimentar novamente.

Jack vê Claire, grávida e pedindo por ajuda e esse é o primeiro momento dos irmãos juntos e que continuariam sem saber disso ate a quarta temporada. Legal que na cena também está Aaron, que terá uma grande ligação com Jack, com ele assumindo a "paternidade" do menino no futuro.

Ele a deixa com Hurley, que fica perdidinho e vai ajudar Boone a socorrer Rose (adoro Rose, acho que a personagem sempre foi subestimada, tinha muito mais a acrescentar). Charlie continua vagando como se nada estivesse acontecendo, enquanto tudo explode.

Depois da adrenalina inicial, Jack vaga sozinho em busca de um lugar para cuidar de si mesmo e enconta a fugitiva, problematica, biscate, heroina e outros adjetivos, Kate. É ai que para mim, jater confessa e assumida, temos o primeiro grande momento jater da série quando ela o ajuda a costurar seu ferimento, ele lhe conta como controla seu medo e ela diz que no lugar dele teria fugido, ele retruca que não, pois ela não está fazendo isso nesse momento. Então ele mostra que ela não precisa fugir sempre, acredita nela, nesse momento você percebe que os dois fatalmente terão uma história juntos.

Ficamos sabendo pela primeira vez da história da primeira cirurgia solo de Jack, que mais tarde descobrimos que foi no mesmo dia o contato dele com Jacob, talvez ai, Jacob dando "super poderes" a Jack para se tornar um cirurgião fazedor de milagres (Sarah, Ben). Já pensaram nisso?

Sawyer faz sua primeira aparição na série, todo despreocupado, fumando seu cigarrinho, mal podíamos imaginar no personagem que ele iria se tornar, indo do inferno ao céu e caindo novamente no inferno ao longo das temporadas.

Sayid também faz sua estreia, tomando iniciativa de fazer algo para que o possível resgate os encontre. Mas é um personagem fatalista e já prevê que ninguém irá os encontrar.

O solidário Hurley servindo comida a todos. Um personagem sempre doce, ate com seus inimigos, lembram do chocolate dividido com Ben?

A primeira cena de Sun e Jin, ficamos morrendo de pena dela, pelo marido dominador e opressor. Tá que ele era assim mesmo, mas Sun não era essa flor de candura, tendo um caso, armando para fugir dele e não fazendo nada para que ele não sucumbisse a tirania do pai dela. Não sou fã de Sun.

A primeira aparição do monstro de fumaça, com seus barulhos de corrente assustando todo mundo.

A primeira cena de flashback com Jack recebendo uma bebida de Cindy, que mais tarde descobriremos que faz parte dos outros e levanta a hipótese de tudo ter sido armado para que todos estivessem no vôo 815.

Kate, Jack e Charlie parte em expedição para localizar a cabine do avião e Vincent sempre observando de um lugar estratégico.

O piloto os informa que com 6 horas de voo o rádio do avião quebrou (talvez Cindy o quebrou propositalmente para levar o voo até a rota da ilha), deram meia volta para tentar pousar em Fijji e entraram na turbulência (o rádio não quebrou na turbulência e sim antes dela) e já estavam 15 mil milhas fora da rota.

Eles correm pela selva para fugir do monstro de fumaça e Charlie fica preso, Jack volta para ajudá-lo. Seria a primeira interferência para a evitar a morte de Charlie?

Outro momento jater. Kate, assustada, grita por Jack e conta até 5 para controlar seu medo. E ela volta para ajudá-lo, mesmo correndo perigo de morrer como o piloto. Fate!

Beijinhos

Um comentário:

KA disse...

Muito legal fazer esta idéia, Lilica!
O episódio piloto foi eletrizante né. Não canso de assitir!
Bjocas!