sábado, 22 de agosto de 2009

Comentários 1x04 - Walkabout


Locke abre os olhos e vê o caos. Ele não se move. Ele não sabe que pode mover. Ele olha um pé de sapato e tenta alcança-lo. Ele pode mexer os seus dedos e começa a se erguer.

O sapato do pai de Jack foi uma ligação para que Locke voltasse à ilha. Teria esse sapato algum significado maior?

A primeira vista Locke é o cara. Cheio das facas, pronto pra salvar todo mundo da fome. Em seu FB quando ele atende o telefone, pensamos que ele é realmente um militar poderoso. Mas vem a surpresa: Ele é um funcionário de baixo escalão de uma empresa medíocre. E não só isso, mas um homem frustrado preso a uma cadeira de rodas.

E sabemos que Locke continua sendo um frustrado ao longo da série. Só mesmo uma pessoa com uma necessidade extrema de se sentir especial, de ser considerada especial, seria capaz das sandices que ele fez. Mas...

As pessoas continuam solicitando Jack para resolver as coisas. Ele reluta. Não quer ser um líder. Mas nenhuma outra pessoa se habilita. Ele acaba "aceitando" o cargo.

Uma coisa bonita nesse episódio é a fé de Rose. A fé de que seu Bernard esteja bem, vivo. Mesmo quando toda lógica diz o contrário. Não acho que Locke seja a pessoa de fé da série. Rose merece muito mais esse título e seria bem poético se ela e Bernard fossem mesmo Adão e Eva.

A cena em que Kate, Michael e Locke são atacados pelo javali. Locke fica estatelado no chão e olha para seu pé. Novamente um close no sapato. Seria o sapato o que o faz andar?

Locke acredita ter um destino. Gosto da determinação dele e da frase, dita pela primeira vez na serie justamente nesse episódio: Não me diga o que eu não posso fazer.

Fiquei com pena de Locke na cena em que ele está ao telefone com Helen. Primeiro pensamos que é sua namorada. Depois descobrimos que é uma atendente de disque sexo. Locke é um perturbado e sempre me despertou pena. A única vez que gostei dele, não era ele e sim o inimigo de Jacob.

O monstro de fumaça encurrala Locke. E logo depois ele aparece lindo e saltitante. Estranho. Seria ai que o inimigo de Jacob escolheu Locke?

E Jack vê seu pai morto pela primeira vez. Engraçado como os dois personagens que serão o extremo um do outro, tem contato com o "sobrenatural" da ilha no mesmo episódio.

Beijinhos

Um comentário:

Fabi Lameirinha disse...

Há, saudades do tempo que Locke era o meu personagem favorito!!