quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Comentários 1x03 - Tabula Rasa


O episódio em que descobrimos que Kate não é somente um rostinho bonito na multidão. Ela é uma perigosa fugitiva, uma criminosa. E o engraçado é que realmente acreditamos que ela é perigosa. Ela é, mas não a um nível "mortal". Kate é só uma pessoa que fez uma burrada por amor. Cansou de ver sua mãe sofrer e por amor a ela, matou seu pai. É difícil julgar isso e até condenar a atitude de Kate sem passar pelo que ela passou.

Nesse episódio tenho que dizer que Jack se superestimou. Sou uma "jackete", mas devo concordar que foi pretensão dele esperar que Kate contasse toda sua vida pra ele. Algo como: Estamos perdidos num lugar estranho com um pedido de socorro que está tocando a 16 anos sem parar. Ah e a propósito, eu sou uma criminosa! Dãããã.

Mas ela mesma se define quando conversa com o velhinho na Austrália. "Eu tenho problemas de confiança". E sabemos que ela terá esse problema até o fim da série.

Mas Kate é uma pessoa boa. Tivemos várias demonstrações disso ao longo da série. Momentos como o que ela diz a Jack para matar o Marshall, podemos confundir isso com ela querer se livrar de um grande problema. Mas logo tem a cena em que ela poderia fugir, mas preferiu salvar a vida do velho que a delatou e ainda pede que a recompensa seja mesmo entregue a ele. Então quando ela pede a Sawyer que faça o serviço sujo, eu acredito que foi por compaixão.

Sawyer sendo um completo idiota. Eu concordo que o gesto dele também foi de compaixão (ou seria de comodismo?) e não é o fato de ele ter errado o tiro e feito o cara sofrer mais ainda, mas eu realmente detesto o lance dele sempre querer ficar por cima, ser o gostosão. Dançou e armou a cama para Jack ser o herói e mesmo contra seus princípios, foi ele (Jack) quem deu um jeito na situação.


E o fim ... tão jate! Ela querendo se abrir e ele não deixando, dizendo que não importa quem eram antes do desastre, que todos eles morreram e agora deveriam começar de novo.

E o gesto mais bonito do episódio é Sayid jogando uma fruta para Sawyer, mesmo depois dele ter sido tão escroto com ele. Agora todos são uma família. E família se ajuda, sempre.

Ps: O close dado em Lock no final é muito suspeito. Tenho a impressão que já era o inimigo de Jacob ali.

2 comentários:

Ida disse...

Lilica!
Estou adorando recordar os primeiros epsódios através dos suas análises.

Obrigada, por responder ao meu pedido sobre a análise da personalidade do Jack, vou ficar aguardando ,não tem problema que demore.Quero muito ler algo sobre Jack, pelos olhos de uma jackete,como vc se definiu.
Beijos!!

Stone Sam disse...

Acho que você definiu muito bem a "periculosidade" de Kate ao retratar a diferença entre as cenas que ela conversa com Mars e a cena em que ela salva Ray Mullen. É uma prova de que o que Kate fez não foi por mal; o problema dela, na realidade, é uma visão um pouco 'distorcida' (ou não, quem sou eu para julgar?) da moral da sociedade.

E o próprio título do episódio é uma baita dica não só sobre a personalidade de Kate, como também ressalta o diálogo Jate ao final do episódio: agora todos ali são como folhas em branco; é hora de uma nova vida.