sexta-feira, 17 de julho de 2009

EMMY 2009 - Minhas considerações

Bom, indicados ao EMMY estão aí, para felicidade de uns e desgosto de outros. Como se diz, nem Jesus Cristo agradou a todo mundo, que dirá um prêmio de televisão altamente influenciado por lobby de emissoras, produtoras e demais pessoas ligadas ao métier televisivo (gente, até o Oscar é influenciado por lobby! Já perdi essa ingenuidade de achar que somente os melhores entre os melhores são indicados e premiados há muito tempo).


Como a internet abriu espaço para que os palpiteros de plantão mostrassem seu valor, vou comentar sobre as principais categorias, dizendo quem eu GOSTARIA que ganhasse, quem eu ACHO que ganha e quem eu INDICARIA para o prêmio. Infelizmente, como os votantes do EMMY, não acompanho todas as séries indicadas, então vou me basear em gosto pessoal e o que eu leio pela net sobre as referidas séries. Vamos lá!


Melhor Ator - Comédia

Tony Shalhoub, Monk

Steve Carell, The Office

Jim Parsons, The Big Bang Theory

Alec Baldwin, 30 Rock

Charlie Sheen, Two and a Half Men

Jemaine Clement, Flight of the Conchords


Sheldon, Sheldon, Sheldon!! Sim, eu indicaria Jim Parsons de olhos fechados (de tanto rir) para este prêmio, não há um episódio em que você não dê risada com esse cara! Dos outros eu assisto bastante Two and a Half Men (é boa, mas não acho que Charlie Sheen o "perfil" para o prêmio), assisti um episódio de Monk e não vi graça, The Office também não me ganhou, e das outras nunca vi um episódio, mas pelos antecedentes acho que dá Alec Baldwin na cabeça.


Melhor Ator - Drama

Simon Baker, The Mentalist

Bryan Cranston, Breaking Bad

Michael C. Hall, Dexter

Hugh Laurie, House

Gabriel Byrne, In Treatment

Jon Hamm, Mad Men


Mais uma que bateu, Michael C. Hall já devia ter ganho um prêmio pela perfeita primeira temporada. Eu daria o prêmio para o interprete de Dexter sem pestanejar! Não acompanho as outras, mas tenho lido boas críticas ao trabalho de Gabriel Byrne. Mas, acho que Hugh Laurie leva esse.


Melhor Ator Coadjuvante – Comédia

Jack McBrayer, 30 Rock

Tracy Morgan, 30 Rock

Kevin Dillon, Entourage

Neil Patrick Harris, How I Met Your Mother

Rainn Wilson, The Office

Jon Cryer, Two and a Half Men


Para ser coerente, eu indicaria os 3 amigos de Sheldon, com menção especial a Simon Helberg, o Howard Wolowitz. Quem eu gostaria que ganhasse é Jon Cryer, afinal sem Alan a vida de Charlie não seria tão engraçada, muitas das situações bizarras são proporcionadas por ele! Mas quem leva é Tracy Morgan, da bombada 30 Rock (vontade de começar a acompanhar HIMYM).

Melhor Ator Coadjuvante – Drama

William Shatner, Boston Legal

Christian Clemenson, Boston Legal

William Hurt, Damages

Aaron Paul, Breaking Bad

Michael Emerson, Lost

John Slattery, Mad Men


De todas as indicadas nesta categoria, só acompanho Lost, e ao invés de Michael Emerson indicaria Terry O'Quinn, pelo fantástico trabalho nesta temporada: a sutileza demonstrada quando ele se transforma em Fake Locke é um trabalho de primeira! Mas Lost é Lost, e eu também amo o trabalho de Michael Emerson, então meu voto vai para ele. Quem leva? William Hurt, de Damages (puro chute!).

Melhor Atriz – Comédia

Julia Louis-Dreyfus, The New Adventures of Old Christine

Christina Applegate, Samantha Who?

Tina Fey, 30 Rock

Toni Collette, United States of Tara

Mary-Louise Parker, Weeds

Sarah Silverman, The Sarah Silverman Program

Das 3 primeiras já vi alguns episódios e das 3 últimas nunca vi nenhum (a Sony passava uma época uma série da Sarah Silverman, e eu detestei, ela faz um humor preconceituoso e grotesco, apela para coisas nojentas, não dei um sorriso o programa todo, mas não sei se ela mudou o estilo). Eu indicaria nesta categoria Kaley Cuoco, a Penny de The Big Bang Theory, que faz um contraponto a toda nerdice dos 4 amigos de um jeito muito leve, muitas vezes se mostrando mais inteligente que eles em coisas simples da vida. Gostaria muito que Toni Collette levasse esse, ela é boa atriz e tenho lido muita coisa boa sobre a série. Quem leva? Tina Fey, claro!

Melhor Atriz – Drama

Sally Field, Brothers & Sisters

Kyra Sedgwick, The Closer

Glenn Close, Damages

Mariska Hargitay, Law & Order: Special Victims Unit

Holly Hunter, Saving Grace

Elisabeth Moss, Mad Men

Sem dúvida alguma faltou Elizabeth Mitchell este ano. Ela já vem merecendo uma indicação há tempos. E como não acompanho nenhuma dessas séries, vai no chute: Sally Field leva.

Melhor Atriz Coadjuvante – Comédia

Kristin Chenoweth, Pushing Daisies

Jane Krakowski, 30 Rock

Elizabeth Perkins, Weeds

Amy Poehler, Saturday Night Live

Kristen Wiig, Saturday Night Live

Vanessa Williams, Ugly Betty

Sem Holland Taylor, não teríamos Alan e Charlie! A mãe maluca que deixou traumas nos dois filhos apronta cada uma que sua presença em qualquer episódio é garantia de risadas, e ela seria minha indicada. Mas das sortudas aí de cima, eu amo a Amy Poehler (alguém lembra dela em Meninas Malvadas?! Adoro!!) e queria que ela levasse. Outra boa indicação é Vanessa Williams, e se qualquer uma das duas levar eu fico feliz. Quem leva? Jane Krakowsky (só não pode levar a Kristin Chenoweth, odeio ela desde a cerimônia do Oscar do ano passado, quando ela destruiu uma das minhas canções preferidas do filme Encantada).

Melhor Atriz Coadjuvante – Drama

Cherry Jones, 24

Chandra Wilson, Grey’s Anatomy

Sandra Oh, Grey’s Anatomy

Dianne Wiest, In Treatment

Hope Davis, In Treatment

Rose Byrne, Damages

Não dá para indicar as três intrepretes de Eloise Hawking nesta categoria? Alexandra Krosney, Alice Evans e Fionnula Flanagan deram sua contribuição para construir uma personagem fascinante, principalmente Fionnula, que eu indicaria nesta categoria. Como não acompanho as indicadas nesta temporada, aposto na sempre confiável e que eu adoro Chandra Wilson, de Grey's Anatomy.

Melhor Série – Comédia

30 Rock

Family Guy

Entourage

The Office

Flight of the Conchords

Weeds

How I Met Your Mother

Gente, como eu estou desatualizada! Não acompanho nenhuma das indicadas nesta categoria, que vergonha...bom, eu indicaria The Big Bang Theory, que é a comédia que eu tento acompanhar com mais assiduidade. Para subverter, eu queria que ganhasse Weeds, mas quem leva é a hypada 30 Rock.

Melhor Série – Drama

Breaking Bad

Damages

Dexter

House

Lost

Mad Men

Big Love

Háhá! Duas das minhas indicadas estão aí, Lost e Dexter, e não me levem a mal, mas este ano eu torço por Dexter, alias, eu torço por Dexter faz tempo, e já passou da hora de levar este prêmio. Quem leva? Mad Men (mais um puro chute!)

Observação: como assim a diva Tyra Banks não foi indicada a apresentador de reality/programa de competição?!

É isso, vamos ver quantas bolas dentro ou fora eu dei no dia 20 de setembro, a partir das 20h00. Vocês também vão poder palpitar aí do lado, confiram as enquetes e escolham os seus preferidos. E comentem, quem são os seus indicados dos sonhos?

Há, amanhã eu volto com a minha coluna, Notícias do Front, com uma pequena reflexão sobre internet e diversão.

Um comentário:

Unknown disse...

Acho que 30 rock e Mad Men (mais uma vez) levam tudo ou quase tudo esse ano. Não pq a crítica aclama mas pq eu assisto essas duas séries e a maioria das outras indicadas e por isso afirmo que (para mim) são o que tem de melhor na comédia e drama (respectivamente) na tv. =)