sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Jater: Mais que um Shipper – Um estilo de vida (Parte I)

Para um leigo no assunto os termos Ship, Shipper, Jate e Jater podem soar estranhos, mas no mundo das séries eles já são figurinhas carimbadas. No Orkut são mais de 9.600 Jaters só na comunidade Jack & Kate - LOST, fora as comunidades Sou uma Jackete e I Want To Be LOST With Jackestão com mais de 20.700 membros, que podem não ser todos Jaters, mas se identificam com o herói da série, o que já é meio caminho andado. Isso sem citar os fóruns nacionais e internacionais.

Mas o que é ser Jater?

Recentemente o mundo Jater ficou estarrecido com a forma como algumas pessoas vêem e divulgam o nosso Ship. Mostrado de uma forma pejorativa e distorcida por uma pessoa preconceituosa e de mente estreita que acredita que a sua verdade é a única do mundo. É! Infelizmente, existem pessoas assim, intolerantes e irascíveis.

Mas esse texto é para mostrar Jater do lado de dentro, uma visão de quem vive essa loucura de torcer por um dos Ships mais cultuados de todos os tempos.

Para começar vou explicar como me tornei uma Jater.

Um dia, estava procurando o que ver na T.V. e parei no AXN, estava passando a reprise da segunda temporada de Lost, nunca tinha ouvido falar dessa série. O episódio? Aquele do Hurley, onde ele distribui comida para os sobreviventes. A cena Jate? Kate e Jack roubando comida do prato um do outro, num clima de descontração e cumplicidade.

Comecei a assistir a série, e fui pesquisar, visto que já estava na segunda temporada e queria saber mais sobre o tema. No Orkut encontrei a comunidade Lost, e um tópico sobre Jack (meu personagem favorito), a certa altura, o tópico pegou fogo. Com Kate deveria ficar? Eu sem entender, (tinha alguém mais além de Jack?) Jaters, Skaters, fiquei perdida e fiz a pergunta que de certa forma mudaria minha vida: O que é Jater e Skater? Estavam no tópico, Fabi e Cibele e então a Fabi fez a gentileza de me explicar que Jater era quem torcia por Jack e Kate e Skater quem torcia para Sawyer e Kate. Minha resposta: Nossa! Eu sou Jater e não sabia! Pronto, aí para entrar na comunidade Jate, nos fóruns, aqui no Café foi um passo.

E dessa loucura toda nasceu uma bela amizade. Moramos todas distantes, algumas do outro lado do país, mas graças à Internet e ao MSN, nós nos falamos diariamente, participamos de Chats sobre o Ship, sobre Lost. Mas quando vimos estávamos tão presentes na vida uma das outras que começamos a dividir o nosso dia a dia, preocupações, alegrias, frustrações. Coisas corriqueiras como: Tenho médico hoje, meu gato fugiu, tenho exame de direção, entre outras coisas. Passamos a dividir alegrias e aflições como em qualquer amizade não-virtual.

Então veio o primeiro encontro em São Paulo, onde uma parte das Jaters se conheceram pessoalmente. Nos divertimos muito, rimos demais e lógico tiramos mil fotos.

Depois desse, virou lugar comum fazer encontro, já teve no Rio de Janeiro, em Ribeirão Preto e o último em Poços de Caldas.

Infelizmente, são poucas as Jaters que podem viajar, mas todo grande projeto começa de uma sementinha, e o desafio é fazer um grande encontro, num grande centro, onde grande parte desses 9.600 Jaters possam comparecer.

Como toda sociedade, comunidade, grupo de convívio, temos termos só nossos, uma piada interna que ouvida fora do contexto não tem sentido nenhum, mas que no grupo explica mil coisas de uma vez, tais como “jatilha”, “jex”, “jatém” e etc. A idéia é usar “Jate” como raiz da palavra e usar a imaginação. E uma vez que o mundo das séries é um mundo de imaginação, quanto mais criativo, mais divertido.

Rola solto por ai que Jate tem a cabeça nas nuvens, é romântica e tal. Qual o problema em ser romântica? Afinal, só o fato de ser Shipper pressupõe-se que a pessoa é romântica, se importa com romance. A escolha desse romance e a forma que ele se desenvolve é escolha de cada um. Temos Jater romântico, Jater cínico, Jater bravo, Jater doce, Jater sensível, Jater engraçado. Notou que não usei todas as palavras no feminino??? Então, temos muitos garotos Jaters, uma visão masculina sobre o assunto é sempre interessante e às vezes nos chamam à razão.

Independente do Ship que escolher, torne isso como uma diversão, não uma fonte de intolerância, afinal, a bola está no jogo, seu time pode estar na frente (ou atrás) no placar, mas o juiz (J.J.) ainda não apitou o final da partida. Tudo pode acontecer até os 42 do segundo tempo. Não acreditar nisso, sim é viver em denial.


Lilica.

3 comentários:

Anônimo disse...

Lilica, parabéns pelo texto que explica de forma simples e clara, que devemos curtir e viver o momento de torcida pelo ship de maneira saudavel - leia-se, sem precisar ficar atacando time adversario! Cada um curte seu ship da forma que quer e respeitando uns aos outros assim, a gente vive e convive melhor!
Jate is Fate!

ana paula disse...

Sem comentários...

Arrasou!!!!!!!!!!!

JATE IS FATE!!!!!!!!!!!!

Esse ship bomba como nunca!!!!!!

Live together or die alone!!!!!

Lilica disse...

City
Bobeira isso né? É o que eu sempre digo, a roda da fortuna não pará de girar, hj uns estão por cima, amanha caem de cara no chão. Ainda mais numa série de tv, onde tudo é ficticio. Mas a necessidade de ser grosseiro para ser mais forte que tudo em algumas pessoas.
Diversão em primeiro lugar.

Ana Paula!
Obrigada!

Beijinhos meninas!