terça-feira, 10 de julho de 2007

Amor em Flash Forward




Recentemente postei uma poesia que adoro e muito diz sobre o amor Jate. Nenhum poeta diz tanto de amor e tão claramente quanto Vinicius. “Soneto de amor total” é a lembrança e a saudade de quando acreditar em um amor assim era como observar o nascer do sol. Coisa fácil, coisa comum. Vem o tempo, as agruras da vida e descobrimos que outro verso de uma outra poesia de Vinicius também faz parte da realidade sentimental do ser humano:

“Eu possa dizer do meu amor (que tive): Que não seja imortal, posto que é chama Mas que seja infinito enquanto dure.”

É incrível como ambas as poesias de Vinicius se enquadram e dizem muito sobre os amores de Kate.

Que o amor Skate seja eterno, enquanto dure, por que é chama e o vento da realidade sopra, e sopra com tanta força que incendeia, causando uma imagem de fogo eterno, mas queima e se dissipa na brisa leve do amor Jate, que chega de mansinho e ocupa todos os poros.

“Amo-te enfim, de um calmo amor prestante, E te amo além, presente na saudade.
Amo-te, enfim, com grande liberdade, Dentro da eternidade e a cada instante.”



Tudo a ver com Jate. Presente na realidade de cada instante, mesmo esses instantes sendo vividos pelo amor Skate. Afinal as lágrimas de uma mulher dizem muito, dizem o que se passa em seu coração de uma forma tão verdadeira que assusta.
O que nos atrai em Jate é essa capacidade de enxergar em Jack e Kate trechos dessa poesia onde vemos no olhar de cada um que de “amar assim, muito e amiúde, É que um dia em teu corpo de repente, Hei de morrer de amar mais do que pude”.



Lost nos trouxe de volta o fascínio pelo amor profundo, o fascínio pelo amor sofrido, chorado, intenso. Um amor ligado pela alma. Duas almas perdidas na terra, sem a sensação de pertencer a algum lugar, vagando entre relacionamentos fracassados. É visível a conexão dessas almas no primeiro encontro. Quando o olhar de ambos se encontra, o que se passa ao público é a sensação de que a vida de ambos até aquele momento não importa mais, o que vale é o dali pra frente.



Fazendo um paralelo entre realidade e ficção, podemos perceber no amor “Jateriano” algo de trágico que acomete nos grandes romances da história. Tristão e Isolda, Romeu e Julieta, Aberlardo e Heloisa. Histórias de almas gêmeas que ao longo de seu percurso se depararam com barreiras “quase” intransponíveis para a realização de suas histórias.

Não vou comentar sobre cada um, mas sugiro que nesse “recesso” de Lost, procurem saber mais sobre essas histórias. A que mais me fascina é a de Abelardo e Heloisa, justamente por ser verídica e inspirar os amantes ao longo dos séculos. A história de pessoas separadas pela fatalidade, ligadas pelo coração e eternizadas pelo amor.

Agora vocês devem estar se perguntando o que deu em mim para falar de amores tão trágicos e profundos e relacioná-los a Jate? Calma, não acredito que o amor que tanto nos fascina na série terá esse fim trágico. Muito pelo contrário. Acredito que apesar de compartilhar com esses amores a sua profundidade, Jate terá um desfecho tão lindo quanto. Lindo sim, por que nem a morte (caso de alguns desses amores) é capaz de separar e impedir amores desse porte.


O que me levou a essa analogia foi à idéia de que “Jate is NOT Fate” difundida e cantada aos quatro ventos depois da cena final da terceira temporada. Por que sim, existem pessoas “acreditando” que aquele era o final de Lost. Vamos dar crédito a elas, afinal, durante nove meses toda teoria poderá ser considerada verdadeira.

Considerando isso, o que temos? Uma cena final entre o casal da série que diz no olhar o quanto sofre por quererem se tocar e não poderem. O quanto sofre por estarem separados. As lágrimas de Kate são comparadas às lágrimas de Heloisa quando descobre que está impedida de realizar o seu amor ao lado de Abelardo. Lágrimas sentidas e sofridas, do querer tocar, do querer beijar, do querer... querer.

Agora me digam, se Lost terminar assim, daqui a muitos anos quando comentarem da série, de como foi boa, de como virou mania mundial... de que amor irão lembrar???
Eu sinceramente não me imagino pensando em Lost e lembrando do amor Skate. Sim, temos que reconhecer que há amor ali. Mesmo que por parte de Sawyer. Aliás, aposto todas as minhas fichas nesse amor. Esse amor irá mudar a vida de Sawyer e o fará abandonar o egoísmo, seu velho companheiro, e desistir de Kate em nome da felicidade dela. Seria um final magnânimo para um personagem fascinante como o bad boy.


Mas voltando aos grandes amores que serão lembrados. Quando falarmos de Lost no futuro os Jaters e não Jaters se lembrarão de Jack & Kate, não por que “Jate is Fate” e sim por que “Jate is Real”. Jate is Yang e Yung, Jate is Sol e Lua, Jate is Fogo e Gelo, opostos em sua atuação, iguais em sua essência. Almas gêmeas. Metades que se completam e formam a grande força da série. Afinal, aquela cena final deve dizer alguma coisa sobre a importância de ambos em Lost. Pra mim, marca um novo começo e não o final da série. E nada impede que nesse novo começo Jate se realize, não em flash backs e sim em flash forwards.

7 comentários:

Mestra Veri disse...

Ahhhhhhhhhhhhh!! Que post mais lindão!!!!!

Jate é amor no passado, presente ou futuro! É maravilhoso em qualquer época, em qualquer lugar, é verdadeiro, singelo e profundo.

Parabéns Lilica, sempre escrevendo muito bem. Bjs.

Anônimo disse...

Lilica,parabéns, é muito lindo tudo que vc escreve sobre jate,acho que vc entende e consegue colocar bem em palavras essa história de amor, concordo c/ tudo que vc tem escrito sobre o amor jate,porém nessa temporada fiquei c/ muita bronca da Kate por fazer o Doc sofrer tanto.
bjs.

Anônimo disse...

Lilica, estou aqui de novo.
Adoro rever as cenas de Jack e Kate,principalmente das temporadas 1 e 2. Torço p/ que eles fiquem juntos, mas a minha paixão mesmo é o Jack,e até tenho gostado dele c/ a Juliet. Quero que a Kate sofra um pocadinho com ciúmes dele c/ a Juliet. Ela bem que está merecendo,quem manda não saber o que quer.Mulher mais em cima do muro não tem.
bjs.

Maria Stella e Stefano disse...

Meu Deus!! como vc consegue??? mais uma vez seu comentário é maravilhoso!!! provavelmente pq este casal é maravilhoso.... parabéns !!!!
Bjinhos

Anônimo disse...

Parabéns pelo belíssimo comentário,
realmente vc consegue colocar no papel tudo o que sentimos ao ver esse casal em cena.
Continue nos brindando c/ seus comentários durante essa longa pausa de lost,para acalmar nossos corações jate.

Anônimo disse...

Nossa!!! Que lindo texto
É uma delícia poder ler os seus comentários sobre esse casal,ainda mais depois dessa temporada tão desanimadora para as jaters.
Espero que vc continue c/ toda essa inspiração para escrever mais e mais textos sobre esses dois.
Parabéns!!!!!!!!!!!!
Bjs.

ana paula disse...

Olha, eu não gosto de falar disso mas depois dessa temporada fiquei até com medo deles terem enterrado jate antes mesmo de acontecer de fato mas lendo esses comentários maravilhosos e os da comu Jack & Kate só posso voltar atrás nas minhas dúvidas. Não tem como skate suplantar jate! O que começou entre J e K desde o primeiro episódio não tem comparação! e mais, ainda bem que eles não ficaram juntos logo de cara pq qdo começa assim, aí sim o final é trágico (Sayid e Shannon, Charlie e Claire). Por isso lilica, agradeço por vc contribuir p renovar minhas e nossas esperanças de q o casal mais lindo e central de lost fique junto! P cada cena skate podemos contar umas 3 jates! E cenas bem mais profundas e emocionantes! Pq aquilo que fica encoberto, que cria suspense, q faz a gente ficar ali, torcendo na frente da TV é o que tem maior sabor. Quem já viu skate sex por ex, já viu, pronto! Não tem mais mistéiro!Agora jate.... não preciso nem comentar não é?!